Usando Google Adsense com OpenX

Este tutorial irá mostrar como gerenciar os anúncios do Google  Adsense através do OpenX.
Este popular sistema de gerenciamento de publicidade online já foi chamado de phpAdsNew, depois Openads e hoje OpenX.

Sobre a instalação do OpenX, não entrarei no mérito da questão. Se essa for uma necessidade sua, então veja mais sobre como instalar o OpenX antes de seguir neste tutorial.

Usar o Google AdSense é uma das maneiras mais comuns de mostrar anúncios de texto e imagens relevantes ao conteúdo de seu site e gerar receita. Muitas vezes é a primeira rede de anúncios que editores utilizam com o OpenX.

Ao gerir  os seus anúncios do Google AdSense através do OpenX você consegue ter um controle muito maior sobre a sua publicidade online o que significa que você pode experimentar diferentes técnicas para aumentar sua receita publicitária, como por exemplo:

– Rotação de anúncios para que você possa experimentar redes diferentes de anunciantes de uma só vez no mesmo espaço.

– Relatórios de acompanhamento para que você possa ver o quanto o AdSense esta realizando em comparação com outras redes de anunciantes.

– Opções de segmentação a qual você pode decidir quais os anúncios serão exibidos para determinado público, por exemplo, mostrando uma rede de anúncios para os visitantes dos EUA e uma rede diferente para vistantes do Brasil.

Entre outras diversas opções que só vem a auxiliar no gerenciamento da publicidade veiculada no seu site.

Para colocar e gerenciar os anúncios do Adsense no OpenX siga estes passos:

openx-adsense

– Criar um novo anunciante que pode chamar de ‘Google AdSense:

o Clique na aba Inventário na página principal.

o Se estiver como um administrador, você deve escolher uma conta de gerente (default manager) clicando sobre menu de seleção logo abaixo da caixa de busca no topo da página do lado direito superior. Ao trabalhar como gerente, você verá a página do resumo dos anunciantes.

o Clique em Adicionar novo anunciante


– Adicione uma campanha para este anunciante que acabou de criar, por exemplo “Campanha do AdSense”:

o Na guia Resumo da campanha do anunciante, clique em Adicionar nova campanha.

o É provável que você vai querer usar as configurações de campanha padrão.

– Na página que retornou após criar com sucesso a campanha para o anunciante Google Adsense, vamos adicionar um banner para essa campanha clicando na opção Adicionar novo banner.

– Em seguida, faça como na imagem acima, ou seja, selecione no menu drop-down a opção ‘OpenX Generic HTML Banner’.

– De um nome que desejar para identificar esse banner, preenchendo o campo Nome.

– Cole o bloco de código do Adsense que você recebeu Google, no campo de texto ‘Banner HTML – banner code’.

– Para garantir que os cliques sejam monitorados, certifique-se que a opção o ‘Alter HTML to enable click tracking for:’ localizado abaixo da caixa de texto onde você colou o código do Adsense, esteja selecionado no menu drop-down o itém ‘Rich Media – Google AdSense’.

– Por fim, não se esqueça de definir o tamanho do banner do AdSense. Você deve definir um tamanho adequado, a fim de que o banner que você criou no Google Adsense não seja cortado na hora da exibição no seu site.

Pronto… agora basta fazer como já vem fazendo com outras publicidades gerenciadas pelo OpenX, copie o código de sua zona à qual o anunciante está ligado e cole no seu site, no local onde deseja exibir os anúncios.

Bons ganhos com sua publicidade.

Tópicos relacionandos

Publicado por

Razor

Conhecedor das artes gráficas, amante de design web, amigo íntimo do desenvolvimento web, com a pretensão de aprender e ajudar à quem busca conhecimento, me faço presente. =)

2 comentários sobre “Usando Google Adsense com OpenX”

    1. Olá @Cassiano, realmente esse tutorial não lhe ajudará com o OpenX, na verdade é pra quem já sabe usar o OpenX mas ainda não sabe usar com o Adsense. Em breve postarei um tutorial básico sobre a utilização do OpenX. Adianto que o OpenX parece confuso a princípio, mas a curva de aprendizagem dele é curta. Se insistir e tentar aprender verá que não tem muita coisa a se fazer, e que no fundo é fácil.
      Bom… assim qe eu tiver ar pra respirar eu vou tentar postar algum material sobre a utilização do OpenX
      Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *